terça-feira, 30 de novembro de 2010

Projeto Profissões passado,presente e futuro

4º Bimestre:

Projeto Interdisciplinar

Profissões passado, presente e futuro

1. Apresentação:

Este Projeto sobre Profissões será desenvolvido pelos professores do Ensino Médio Noturno, da Escola Estadual Professor Gonçalves Couto, visando formar a consciência crítica dos alunos e, ainda, cumprir a carga horária dos Estudos Complementares segundo o ofício Circular SB/SEM nº 58/2008 de 10/03/2008.

2. Público Alvo:

Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Gonçalves Couto

3. Justificativa:

Considerando a política da educação complementar que valoriza os temas transversais, o tema Profissões busca propor discussões que valorizem os diferentes tipos de trabalho como forma de expressão cultural.

Com esses pressupostos a serem estudados a criança/adolescente passará a conhecer o perfil do profissional no mercado de trabalho atual, as diversidades de profissões e suas contribuições na sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal com novas perspectivas e projetos de vida.

4. Objetivos

Proporcionar aos adolescentes conhecerem a diversidade das profissões e valorizá-las nos diferentes espaços e épocas, despertando o interesse por uma melhor qualidade de vida, através da escolha consciente da profissão.

5. Estratégias

O Projeto Profissões será desenvolvido a partir de orientações previas aos alunos para que todos possam cumprir com as tarefas atribuídas tais como: Pesquisa, relatórios, debates, palestras:

  • Criação de um guia de profissões da atualidade através de entrevistas com diversos profissionais.
  • Pesquisas sobre profissões que só existiam no passado.
  • Confecção de murais sobre o tema.
  • Promover palestra sobre o assunto.

6. Desenvolvimento

O desenvolvimento deste Projeto sobre Profissões será monitorado e deverá colaborar com o aluno em sua formação

O Projeto Profissões acontecerá extraclasse e serão realizados atividades pertinentes por todos os professores que estiverem ministrando aula no Ensino Médio Noturno, com o apoio e acompanhamento do Diretor, Vice – diretor e Pedagogo.

7. AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua, no decorrer do projeto, verificando a participação, competências, protagonismo, mudanças de atitude na interação relacional e em relação a perspectiva de um projeto de vida através de metas estabelecidas.

- Participar das atividades propostas com entusiasmo e interesse.

- Trabalhar em grupos e participar coletivamente com os colegas e professores.

- Dar explicações sobre o tema em estudo.

- Manifestar opinião a respeito do tema abordado.

Um comentário: