Copa do Mundo
Público-alvo: 1ª a 8ª série do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Duração: 1 mês letivo
Apresentação: Projeto que trabalha também o tema transversal Pluralidade Cultural e permite aos alunos a descoberta e o conhecimento de diferentes culturas, por meio de pesquisas e troca de informações entre escolas de diversas regiões do Brasil e do Mundo.
Justificativa: Aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre os dois países onde serão as sedes: Japão e Coréia, trabalhando também o tema transversal Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo, e permitir aos alunos descoberta e o conhecimento de diferentes culturas, por meio de troca de informações entre escolas de diversas regiões do Brasil e do mundo.
Objetivos: Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura, ele "desmonopolizou" os símbolos nacionais. Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo.
Planejamento
Público-alvo: 1ª a 8ª série do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Etapa 1- Levantamento dos países onde serão as sedes: Japão e Coréia
* Pergunte a seus alunos se eles sabem onde vai ser a Copa do Mundo. Permita que eles se expressem livremente.
* Perguntar de quanto em quanto tempo é realizada a Copa.
* Dizer que Brasil é o único país que esteve em todas as Copas. ( Contando com a deste ano, são dezessete participações e quatro títulos, em 1958, 1962, 1970 e 1994).
* Peça-lhes que olhem o globo para localizarem os dois países que serão as sedes e o Brasil.
* Vamos dividir a sala em dois grupos, pedir para que pesquisem figuras do Japão, Coréia e Brasil.
* Pesquisar: bandeiras e números de países que irão participar da "Copa".
Etapa 2- Organizar os grupos para que apresentem as figuras ilustrativas em forma de mural.
* O grupo que pesquisou sobre o Japão, deverá pesquisar costumes, cultura, religião e comidas típicas.
* O grupo que pesquisou sobre a Coréia, deverá pesquisar costumes, cultura, religião e comidas típicas.
* Pesquisar clima e localização geográfica dos países Japão e Coréia.
* Análise dos mascotes das Copas, que retratam os países-sede.
* Criação de um para representar o Brasil.
Etapa 3- Levantamento de trabalho e consumo
* Pesquisar sobre a venda de televisores no Brasil. ( Em jornais, revistas e no site abaixo)
* Estádios do futuro.
* A Copa na Era digital.
* O negócio do Futebol
Sugestão onde encontrar:
www.educacional.com.br/reportagens/copa/negocio.asp
Etapa 4- Levantamento dos times que estarão na final
* Pesquisar figuras e reportagens sobre os times que estiverem na final.
* Bandeiras e sua localização geográfica.
Etapa 5- Encerrando e avaliando o projeto "Copa"
* Converse com sua turma sobre o projeto.
* Por que foi importante?
* O que eles mais gostaram de pesquisar?
* Em dupla, peça para eles registrarem essa experiência em forma de redação, e diga para que não se esqueçam do Título.
Atividades que poderão ser desenvolvidas de acordo com as áreas do conhecimento.
terça-feira, 30 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário