4º Bimestre:
Projeto Interdisciplinar
Profissões passado, presente e futuro
1. Apresentação:
Este Projeto sobre Profissões será desenvolvido pelos professores do Ensino Médio Noturno, da Escola Estadual Professor Gonçalves Couto, visando formar a consciência crítica dos alunos e, ainda, cumprir a carga horária dos Estudos Complementares segundo o ofício Circular SB/SEM nº 58/2008 de 10/03/2008.
2. Público Alvo:
Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Gonçalves Couto
3. Justificativa:
Considerando a política da educação complementar que valoriza os temas transversais, o tema Profissões busca propor discussões que valorizem os diferentes tipos de trabalho como forma de expressão cultural.
Com esses pressupostos a serem estudados a criança/adolescente passará a conhecer o perfil do profissional no mercado de trabalho atual, as diversidades de profissões e suas contribuições na sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal com novas perspectivas e projetos de vida.
4. Objetivos
Proporcionar aos adolescentes conhecerem a diversidade das profissões e valorizá-las nos diferentes espaços e épocas, despertando o interesse por uma melhor qualidade de vida, através da escolha consciente da profissão.
5. Estratégias
O Projeto Profissões será desenvolvido a partir de orientações previas aos alunos para que todos possam cumprir com as tarefas atribuídas tais como: Pesquisa, relatórios, debates, palestras:
- Criação de um guia de profissões da atualidade através de entrevistas com diversos profissionais.
- Pesquisas sobre profissões que só existiam no passado.
- Confecção de murais sobre o tema.
- Promover palestra sobre o assunto.
6. Desenvolvimento
O desenvolvimento deste Projeto sobre Profissões será monitorado e deverá colaborar com o aluno em sua formação
O Projeto Profissões acontecerá extraclasse e serão realizados atividades pertinentes por todos os professores que estiverem ministrando aula no Ensino Médio Noturno, com o apoio e acompanhamento do Diretor, Vice – diretor e Pedagogo.
7. AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, no decorrer do projeto, verificando a participação, competências, protagonismo, mudanças de atitude na interação relacional e em relação a perspectiva de um projeto de vida através de metas estabelecidas.
- Participar das atividades propostas com entusiasmo e interesse.
- Trabalhar em grupos e participar coletivamente com os colegas e professores.
- Dar explicações sobre o tema em estudo.
- Manifestar opinião a respeito do tema abordado.